Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Curso de cosméticos naturais empodera mulheres em situação de vulnerabilidade em Manaus

Aulas ocorrem semanalmente e incentiva mulheres a empreender e buscar independência financeira

Curso de cosméticos naturais empodera mulheres em situação de vulnerabilidade em Manaus
Foto: Divulgação/Sejusc

Vinte e cinco mulheres assistidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estão transformando suas vidas através do curso de “Fabricação de Cosméticos Naturais”, promovido em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A capacitação teve início na última quinta-feira (8) e segue até junho, no Centro Social Bittencourt, na zona sul de Manaus.

Na primeira aula, as participantes aprenderam sobre a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos, além de conceitos sobre sustentabilidade e normas de produção. O objetivo é que, ao final do curso, elas possam produzir cosméticos para uso pessoal ou para empreender, garantindo independência financeira.

Selma Frota, de 57 anos, já trabalha com alimentos e vê no curso uma chance de ampliar seus negócios. “Eu posso tanto usar para mim mesma como vender na comunidade”, disse.

A professora Patrícia Albuquerque, da Escola Superior de Tecnologia da UEA e coordenadora do curso, destacou que a iniciativa vai além do empreendedorismo. “Promove o empoderamento feminino e traz práticas sustentáveis, valorizando os recursos naturais da Amazônia”, explicou.

A ação é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade e em risco de violência, atendidas pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e pela Coordenação de Promoção à Igualdade e Autonomia Econômica (Cpimt), unidades da Sejusc que oferecem suporte para que elas conquistem independência financeira.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Syrlan Picanço, reforçou que o curso é uma ponte para que essas mulheres ingressem ou retornem ao mercado de trabalho. “É uma oportunidade de elas saírem do ciclo de violência e conquistarem autonomia”, afirmou.

O curso é gratuito e as interessadas em participar de outras capacitações podem entrar em contato com o Cpimt, pelo telefone (92) 98449-4422.

Comentários (0)