Norte e Nordeste enfrentam maior déficit de professores qualificados e os piores desempenhos no Enem
Dados de 2023 mostram que a falta de formação adequada de professores nas regiões reflete diretamente nas baixas médias no Exame Nacional do Ensino Médio

O levantamento realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados apontou que as regiões Norte e Nordeste enfrentam o maior déficit de professores com formação adequada no Brasil. Em 2023, 36,1% dos professores do Nordeste e 33,7% do Norte não tinham formação adequada para lecionar no Ensino Médio, superando a média nacional de 31,8%. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a situação é ainda mais grave: 52,7% no Nordeste e 52,3% no Norte, contra a média nacional de 39,6%.
Esse cenário impacta diretamente o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas médias em 2023 foram as mais baixas do país nas duas regiões: 513,17 pontos no Norte e 529,36 no Nordeste, abaixo da média nacional de 543,16 pontos. Desde 2014, as duas regiões ocupam as últimas posições no exame.
As disciplinas com maior déficit de professores qualificados são Sociologia (63,1%), Língua Estrangeira (55,7%), Filosofia (48,8%) e Física (44,2%), afetando principalmente as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, que tiveram as piores notas no Enem nas regiões Norte e Nordeste.
A disparidade é ainda mais evidente na rede pública, onde 32,3% dos professores do Ensino Médio não tinham formação adequada, comparado a 29,4% na rede privada. Nos anos finais do Fundamental, a diferença é maior: 40,8% na pública contra 34,1% na privada.
Embora o déficit nacional tenha diminuído (de 40,5% para 31,8% no Ensino Médio), as desigualdades regionais persistem. Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, ressalta que “as piores notas do Enem estão nas regiões com maior carência de professores qualificados. Um ensino aprofundado exige docentes com formação específica”.
Os dados foram analisados a partir do Censo Escolar e do painel do Enem, do Inep, e revelam a importância da formação específica para os professores para melhorar a qualidade do ensino.
Comentários (0)