Novo papa é eleito no Vaticano após dois dias de conclave
Multidão celebra na Praça São Pedro após anúncio

A Igreja Católica tem um novo papa. Nesta quinta-feira (8), a fumaça branca expelida pela chaminé da Capela Sistina confirmou a escolha do cardeal Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja, que adotou o nome de Leão XIV.
O anúncio oficial, feito logo após os sinos da Capela Sistina tocarem, declarou: "Habemus papam". O cardeal Leão XIV foi apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, onde recebeu as primeiras saudações como pontífice.
O conclave, que reuniu 133 cardeais, ocorreu apenas 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu devido a um AVC e insuficiência cardíaca. A eleição do novo pontífice seguiu o padrão dos conclaves anteriores, sendo concluída no segundo dia, apesar do número elevado de eleitores.
A escolha de Leão XIV marca o fim do período de Sé Vacante, iniciado após a morte de Francisco, cujo papado de 12 anos ficou marcado por reformas históricas e aproximação com os fiéis.
Na Praça São Pedro, cerca de 45 mil pessoas acompanharam o anúncio com expectativa e emoção. Muitos se emocionaram ao ver a fumaça branca, celebrando o início de um novo ciclo na Igreja Católica.
O papado de Leão XIV será observado com atenção para identificar se ele dará continuidade às reformas iniciadas por Francisco ou se adotará uma linha mais conservadora.
Comentários (0)