Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Maio Amarelo 2025 é lançado em Manaus com foco na educação para o trânsito

Campanha busca conscientizar motoristas e pedestres após acidente fatal na Ponta Negra

Maio Amarelo 2025 é lançado em Manaus com foco na educação para o trânsito
Foto: Semcom

O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, lançou nesta quarta-feira (7) a campanha Maio Amarelo 2025, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”. O evento, realizado no parque Gigantes da Floresta, reuniu autoridades como o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores, e representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), empresas de ônibus e outras instituições parceiras.

A campanha ganha contornos mais urgentes após a morte de Emanuel Costa Fernandes, de 26 anos, atropelado por um motorista embriagado durante uma corrida na Ponta Negra. O caso gerou comoção e reforçou a necessidade de ações de educação para o trânsito.

“O motorista que matou o Emanuel está preso, mas quem vive uma prisão perpétua é a família dele. Emanuel não voltou para casa, deixou um vazio irreparável. É por ele, e por tantas vítimas do trânsito, que estamos aqui”, destacou Renato Junior, que também é secretário de Obras.

A programação da campanha inclui mais de 30 atividades educativas em escolas, empresas, terminais de ônibus e espaços públicos da cidade. Entre as ações estão:


Oficinas de bicicleta para crianças e adultos

Visitas escolares às garagens de empresas de ônibus

Demonstrações de práticas com motoristas

Concursos culturais de desenho, poema e fotografia


Durante o evento, foi lançado o Concurso Cultural “O trânsito que eu quero”, aberto a estudantes e à população em geral. Os interessados podem enviar desenhos, poemas ou fotografias até 25 de maio. Os três trabalhos mais criativos serão premiados e exibidos em terminais, redes sociais e nos ônibus do transporte coletivo.

Além da educação, Renato Junior anunciou a implantação de novos semáforos, faixas de pedestres e radares eletrônicos. “Os radares são aliados da vida e só penalizam quem insiste em desrespeitar regras”, afirmou o vice-prefeito.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou os impactos da imprudência no trânsito da capital. “Em 2024, registramos 11.700 acidentes com 309 mortes. No primeiro trimestre de 2025, já são 2.500 ocorrências, muitas envolvendo motociclistas”, alertou.

A campanha Maio Amarelo 2025 segue até 30 de maio, com evento de encerramento no Sest/Senat, onde serão apresentados os resultados das atividades, entregues os prêmios do concurso cultural e homenageados os melhores colaboradores do sistema de transporte coletivo.

Comentários (0)