Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Coari recebe debate sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável

Governo do Amazonas amplia diálogos municipais para construção do Plano Estadual

Coari recebe debate sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável
Coari recebe debate sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável (Foto: Reprodução)

O município de Coari, localizado na região do Médio Solimões, foi o mais recente a sediar os diálogos municipais para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

O encontro, realizado nesta terça-feira (29), reuniu representantes do poder público, universidades, sociedade civil organizada e comunidades tradicionais, com o objetivo de debater estratégias para um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite a floresta e valorize as vocações locais.

A chefa do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker, enfatizou o compromisso do Governo do Amazonas em ouvir os atores locais e construir um plano a partir das realidades da população.

“Os diálogos são necessários para que o Amazonas cresça respeitando a floresta, valorizando os saberes tradicionais e promovendo o desenvolvimento. Em breve, teremos um plano de bioeconomia feito a muitas mãos”, afirmou Barker.

Desde o início da iniciativa, municípios como São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru e Novo Airão já receberam a escuta ativa, garantindo que suas especificidades sejam refletidas no plano estadual.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Coari, Mayza Angst, reforçou a necessidade de integrar ações estaduais e municipais para que a bioeconomia se torne realidade no território.

“Foi um momento participativo e colaborativo, essencial para trabalharmos essa temática em Coari e alinharmos estratégias dentro do plano estadual e municipal”, explicou.

Para Raimunda Célia, presidente da Colônia de Pescadores de Coari, o encontro representou um avanço na construção de políticas voltadas às populações tradicionais.

“Nunca nos ouviram antes. Estou feliz por fazer parte de um plano tão importante. Precisamos preservar o que já existia, incentivar nossos povos e fortalecer a pesca”, afirmou.

A diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vera Lúcia Bentes, destacou a importância da participação acadêmica na formulação de políticas públicas alinhadas às necessidades locais.

A Sedecti seguirá com os encontros territoriais para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia, incluindo debates nos municípios de Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, Amaturá, Tefé, Alvarães, Borba, Fonte Boa, Manicoré, Maraã, Uarini, Jutaí, Barcelos, Japurá, Ipixuna e Guajará na próxima semana.


Comentários (0)