Lançada a plataforma Gasto Brasil para acompanhar os gastos públicos em todo o país
Ferramenta oferece transparência sobre as despesas governamentais em níveis municipal, estadual e federal, permitindo maior controle e participação da sociedade.

Foi lançada nesta semana a plataforma Gasto Brasil, uma nova ferramenta desenvolvida para detalhar os gastos do governo em cada localidade do país, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Com base em dados do Tesouro Nacional, a plataforma permite que qualquer cidadão acompanhe com precisão as despesas públicas, incluindo gastos com pessoal, previdência e investimentos.
O lançamento da ferramenta, que pode ser acessada pela internet ou visualizada em um painel de LED ao lado do Impostômetro, no centro de São Paulo, contou com a presença de representantes de diversas associações comerciais de todo o Brasil. Marco Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), destacou a importância da iniciativa, afirmando que ela é essencial para esclarecer à população sobre como são calculados e aplicados os gastos públicos.
“É fundamental a sociedade acompanhar os investimentos feitos pelo governo, para a gente ter certeza de que a arrecadação está sendo aplicada de forma adequada, que a gente não está tendo desperdício e que os projetos importantes estão sendo, de fato, levados adiante. Então, se não tiver essa participação colaborativa entre a sociedade organizada e o governo, infelizmente a gente não tem política de Estado”, disse Sammarco.
A ACS, que existe desde 1870 e representa 244 empresas na região portuária de Santos, destaca-se pela sua atuação no comércio exterior, logística e infraestrutura. A plataforma Gasto Brasil é vista como uma forma de contribuir para a transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.
Desenvolvida em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a ferramenta foi criada com o objetivo de aumentar a transparência dos gastos governamentais e incentivar a conscientização da sociedade sobre o impacto dessas despesas no cotidiano dos brasileiros. A plataforma permite que empresários e cidadãos em geral possam consultar o total de gastos por localidade, proporcionando um maior controle sobre as finanças públicas.
Alfredo Cotait, presidente da CACB, ressaltou que a plataforma visa educar a população sobre a real situação econômica do país e garantir que os cidadãos tenham condições de cobrar ações das autoridades. “Há um desequilíbrio. Se gastássemos apenas o que arrecadamos, não teríamos inflação e a taxa de juros seria 2,33%. Assim como o Impostômetro foi um processo educativo, o Gasto Brasil também será mais um processo educativo para mostrar à sociedade que ela precisa participar e se manifestar”, afirmou Cotait.
A plataforma Gasto Brasil surge como uma ferramenta fundamental para fomentar o controle social, aumentar a transparência e incentivar a participação ativa da população nas questões relacionadas ao uso dos recursos públicos.
Comentários (0)