Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Aleam debate melhorias na logística do Amazonas com DNIT: avanços na BR-319, Transamazônica e portos no interior

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, recebe superintendente do DNIT para esclarecer projetos e desafios logísticos no estado

Aleam debate melhorias na logística do Amazonas com DNIT: avanços na BR-319, Transamazônica e portos no interior
Aleam debate melhorias na logística do Amazonas com DNIT: avanços na BR-319, Transamazônica e portos no interior (Foto: Reprodução)

A convite do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Fanaia Machado, participou nesta quinta-feira (24/04) de uma reunião de esclarecimentos sobre os principais gargalos logísticos do estado.

Durante o encontro, foram discutidas ações nas rodovias federais BR-319 e BR-230, além da situação dos portos no interior do Amazonas, como os de Borba, Manicoré e o terminal da Manaus Moderna.

“O DNIT tem se mostrado mais aberto ao diálogo e demonstrado preparo técnico para enfrentar os desafios do nosso estado. Sabemos das dificuldades impostas por cheias e secas extremas, mas saio dessa reunião otimista com os avanços que estão sendo apresentados”, afirmou Roberto Cidade.

Um dos destaques da reunião foi o anúncio do início da pavimentação de 20 quilômetros do Lote C da BR-319, que estava há mais de uma década sem intervenções. O trecho faz parte de um total de 52 quilômetros e integra o chamado “Trecho do Meio” da rodovia, ainda dependente de licenciamento ambiental para prosseguir com as obras nos 350 quilômetros restantes. “As licenças estão em andamento”, garantiu Fanaia.

Também foi discutida a recuperação de duas pontes sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá. Segundo o DNIT, uma deve ser entregue ainda em 2025 e a outra no ano seguinte. A trafegabilidade na BR-230, a Transamazônica, foi outro ponto de atenção. O deputado informou que a cheia dos rios elevou o nível da água em 15 metros, isolando Apuí e a comunidade de Santo Antônio do Matupi.

Como resposta, o DNIT já iniciou a contratação emergencial de duas balsas para o transporte de insumos às localidades afetadas. “A expectativa é que até o fim da semana essas embarcações cheguem aos locais”, afirmou Cidade.

No caso de Borba, o porto provisório deve entrar em operação até 15 de maio, a tempo do tradicional festejo de Santo Antônio. Já o porto de Manicoré, parado há mais de 10 anos, terá a licitação das obras lançada em breve, assim como os terminais de Tefé e Fonte Boa.

“A gente não consegue resolver tudo de uma vez, mas temos muitos projetos já em andamento. A melhoria logística do estado passa por esses esforços coordenados”, concluiu Orlando Fanaia.

A reunião contou ainda com a presença dos deputados Wilker Barreto (Mobiliza), Mário César Filho (UB), Comandante Dan (Podemos), Thiago Abrahim (UB) e Dr. Gomes (Podemos).

Comentários (0)