Aleam aprova projeto que reorganiza quadro de servidores e confirma concurso público para 2025
Reorganização administrativa prevê a extinção de cargos e viabiliza novo concurso após 14 anos

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (23/4) o Projeto de Lei nº 324/2025, que reorganiza o quadro permanente de servidores de carreira da Casa. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, foi votada no plenário Ruy Araújo, sob a presidência do deputado Roberto Cidade (UB), e é considerada essencial para a realização do concurso público previsto para o segundo semestre deste ano.
“Precisamos aprovar este projeto para poder reorganizar o quadro dos servidores desta Casa, e assim viabilizarmos a conclusão dos estudos necessários para a realização do concurso público”, afirmou Cidade.
Segundo o parlamentar, a Assembleia não realiza concurso há mais de 14 anos. O novo projeto prevê a redução do número de cargos efetivos de 649 para 635, com a extinção de 14 cargos isolados, como de procuradores, analistas de controle e assessores jurídicos. A reorganização considera vacâncias por aposentadorias e falecimentos.
Calendário do concurso:
Maio: escolha da banca organizadora
Junho: contratação da banca e avaliação do edital
Julho: lançamento do edital
Agosto: encerramento das inscrições
Setembro e outubro: aplicação das provas
Novembro: divulgação dos resultados
Dezembro: homologação do concurso
Com a aprovação do projeto, a Aleam avança para as próximas etapas e garante que o certame será realizado ainda este ano.
Comentários (0)