Roda de Samba encerra 2º corredor cultural do Quilombo Urbano de São Benedito neste sábado
Último dia de atividades começa às 9h com oficina de feijoada, receita tradicional do quilombo

Neste sábado, o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito encerra a 2ª edição do Corredor Cultural, que aconteceu durante todo o mês de abril com oficinas abertas à comunidade. A programação é gratuita e inicia a partir das 9h da manhã, no Pagode do Quilombo localizado na Avenida Japurá, 1527, Praça 14 contando com a oficina de feijoada realizada pela quilombola Jamily Souza, membro da comunidade.
Posteriormente haverá a oficina de percussão de samba e raiz às 14h. Para encerrar com chave de ouro e celebrar a segunda edição do projeto, os grupos Cocada Baré e Do Quilombo se Fez Samba Raiz se apresentam no Pagode do Quilombo, a partir das 16h.
Com incentivo do Edital Macro 002/2024 do Conselho Municipal de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Ministério da Cultura e Prefeitura de Manaus, a segunda edição do Corredor Cultural do Quilombo Urbano de São Benedito foi realizada ao longo do mês de abril, com oficinas de percussão e harmonia do samba-raiz, acessibilidade cultural, contação de histórias quilombolas e gastronomia afro-brasileira.
Com a participação de cerca de 160 pessoas, a 2ª edição do Corredor Cultural promoveu os saberes, fazeres e práticas da comunidade quilombola que há mais de 135 anos resiste no bairro Praça 14 em Manaus. Para a produtora executiva do projeto Rafaela Fonseca, o objetivo foi mais que alcançado e a expectativa para uma terceira edição é grande.
"Na primeira edição houve um número limitado de pessoas, por causa da pandemia, mas esta edição foi bem mais abrangente. Apesar de não ter inscrição prévia, várias pessoas vieram pra escutar as narrativas e participar de todas as oficinas desde o dia 5 e a nossa expectativa foi atendida. A gente torce pra que tenhamos uma terceira edição pra abranger muito mais saberes da comunidade", destacou Rafaela.
Entre os participantes, Magno Rodrigo Paz participou pela primeira vez do Corredor Cultural, nas oficinas de gastronomia. Ele destacou a importância da iniciativa que fortalece as raízes da comunidade e promove o turismo local.
"Tem uma importância cultural e turística porque atrai pessoas de fora e mostra como é a realidade da comunidade. Antes eu via como apenas cliente porque frequentava o samba, depois passei a ter um olhar acadêmico porque conheci as pessoas e a comunidade e agora pude vivenciar isso com as oficinas, hoje minha compreensão vai além", disse o estudante.
As informações podem ser acessadas nas redes sociais @rdsdo_quilombo, @quilombourbano, @rafaela9silva94 e @andarilha_.
Programação:
Oficina de Feijoada com Jamily Silva - 9h
Oficina de percussão e harmonia de samba-raiz - 14h
Apresentação Do Quilombo se Fez Samba Raiz - 16h
Apresentação Cocada Baré - 17h
Comentários (0)