Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Acidentes de trabalho crescem 61% em quatro anos no Amazonas

Casos judicializados no TRT-11 revelam aumento também nas doenças ocupacionais; só em 2025, mais de 800 processos já foram registrados

Acidentes de trabalho crescem 61% em quatro anos no Amazonas
Acidentes de trabalho crescem 61% em quatro anos no Amazonas (Foto: Reprodução)

O número de processos trabalhistas relacionados a acidentes de trabalho cresceu 61% no Amazonas entre 2020 e 2024, segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), divulgados neste mês. Os registros consideram apenas trabalhadores com carteira assinada.

Em 2020, o TRT-11 contabilizou 1.084 processos por acidentes no estado. Em 2024, foram 1.752. No mesmo período, as ações judiciais envolvendo doenças ocupacionais também aumentaram: de 966 para 1.249, alta de 29%.

A frequência com que os casos chegam à Justiça impressiona. Em média, um novo processo por acidente de trabalho é protocolado a cada 5 horas. No caso das doenças ocupacionais, a média é de uma ação a cada 7 horas.

A juíza Carolina de Souza Lacerda Aires França, gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, alerta que os impactos vão além da saúde do trabalhador.

“Esses processos geram custos expressivos para as empresas, como a contratação e o treinamento de novos funcionários, além das perdas de produtividade durante a adaptação. Investir em prevenção é essencial”, afirmou.

Só nos três primeiros meses de 2025, já foram registrados 825 processos. Os dados mostram uma tendência contínua de crescimento nos últimos anos.


Impactos e definição

Acidentes de trabalho incluem ocorrências durante a atividade profissional ou no trajeto entre casa e trabalho, podendo causar lesões físicas, alterações funcionais ou até a morte. Já as doenças ocupacionais são aquelas causadas pelas condições do ambiente laboral.

Além de afetar diretamente os trabalhadores, os acidentes e doenças relacionados ao trabalho geram impacto nos cofres públicos, com o aumento de gastos com benefícios como auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez.

O cenário reforça a necessidade de medidas efetivas de prevenção e segurança nas empresas, como treinamentos, acompanhamento médico e adequação do ambiente de trabalho.

Comentários (0)