Vaticano divulga detalhes das cerimônias fúnebres do Papa Francisco
Procissão, missa e sepultamento seguirão tradições da Igreja Católica

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (22) a programação das cerimônias fúnebres do Papa Francisco, que seguirão as diretrizes do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que regula os ritos funerários dos papas.
O traslado do corpo do pontífice ocorrerá na quarta-feira (23), às 9h (horário local), da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, em procissão solene. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá um momento de oração antes da chegada ao Altar da Confissão, onde será iniciada a visitação pública à urna mortuária.
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro, sob a presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Esse ritual marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto oficial.
Após os últimos ritos, conhecidos como Última Commendatio e Valedictio, o corpo de Francisco será levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Diversos chefes de Estado e líderes religiosos já confirmaram presença na cerimônia, que deve reunir milhares de fiéis e autoridades para prestar homenagem ao pontífice, considerado uma das figuras mais emblemáticas da história contemporânea da Igreja Católica.
Comentários (0)