Cidadãos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
Mais de 5,2 milhões de eleitores ainda precisam resolver pendências; prazo para evitar cancelamento do título é curto

O prazo para regularização da situação eleitoral termina no próximo 19 de maio, e mais de 5,2 milhões de eleitores ainda precisam resolver pendências relacionadas ao título de eleitor, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, 68.053 pessoas já regularizaram sua situação após não terem votado, não justificaram a ausência e não pagaram a multa devida em relação à falta de comparecimento nas últimas três eleições consecutivas.
Consequências da pendência eleitoral
O eleitor faltoso, ou seja, aquele que não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa nos últimos três pleitos, pode ter o título cancelado caso a pendência não seja regularizada dentro do prazo. Vale destacar que cada turno de eleição, incluindo suplementares, é contado como um pleito.
Quem são os eleitores faltosos?
De acordo com dados do TSE, a maioria dos eleitores faltosos (58%) é composta por homens. Além disso, 30,33% desses eleitores não completaram o ensino fundamental, e a maior faixa etária entre os faltosos é a de jovens entre 25 e 29 anos.
Como regularizar a situação eleitoral?
Existem diversas formas de regularizar o título de eleitor. Confira abaixo os métodos disponíveis:
Autoatendimento Eleitoral
Acesse o Autoatendimento Eleitoral e clique em “Título Eleitoral”, na opção “Consultar situação eleitoral”. Para regularizar, basta informar a data de nascimento e o nome da mãe.
E-Título
No aplicativo E-Título, basta clicar em “Mais opções” e selecionar “Consultar situação eleitoral”. Caso haja débito, o eleitor pode quitar a multa diretamente pelo aplicativo.
Comparecimento ao cartório eleitoral
O eleitor também pode comparecer ao cartório eleitoral com os seguintes documentos:
Documento oficial com foto (obrigatório);
Título eleitoral ou E-Título;
Comprovantes de votação ou justificativas;
Comprovantes de pagamento de multa, se aplicável.
Evite o cancelamento do título
A regularização da situação eleitoral é essencial para garantir que o eleitor mantenha o direito de votar e participar das próximas eleições. Por isso, quem ainda tem pendências deve agir rapidamente para regularizar a situação antes do 19 de maio.
Comentários (0)