Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Operação da Prefeitura reduz pela metade o lixo retirado do rio Negro e comunidades ribeirinhas

Instalação de ecobarreiras em igarapés e ações contínuas de limpeza ajudam a diminuir impacto ambiental na região

Operação da Prefeitura reduz pela metade o lixo retirado do rio Negro e comunidades ribeirinhas
Operação da Prefeitura reduz pela metade o lixo retirado do rio Negro e comunidades ribeirinhas (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira (21), a quinta operação do ano para remover o lixo acumulado na orla do rio Negro e em comunidades indígenas e rurais da capital. A ação aconteceu no porto Trairi, bairro Compensa, zona Oeste da cidade, e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Segundo a prefeitura, o lixo recolhido mensalmente nessas áreas já chegou a 800 toneladas. Hoje, esse número caiu para menos da metade, graças à instalação de 11 ecobarreiras em pontos estratégicos de igarapés e afluentes. Essas barreiras impedem que os resíduos flutuantes cheguem até o rio.

“Esse material é o que as pessoas jogam nos igarapés e ele vem parar no rio. Com as ecobarreiras, isso diminuiu muito. Já tivemos meses com 300, 250 toneladas. Isso é uma vitória”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A meta da prefeitura é reduzir cada vez mais a necessidade de operações pesadas como essa, investindo em tecnologia e principalmente em conscientização. “Eu quero ver um dia a nossa população participando, dando exemplo para os mais novos, para que nossa cidade possa ser uma cidade de lixo zero”, completou o secretário.

Além das ações de transbordo, a Semulsp mantém projetos contínuos voltados à preservação do meio ambiente. Entre eles, estão a recuperação de áreas degradadas e a revitalização de locais como a Lagoa da Compensa e, futuramente, o Amarelinho, no bairro Educandos.

A prefeitura reforça o compromisso com o cuidado ambiental e promete intensificar as ações integradas de proteção aos rios e igarapés de Manaus.


Comentários (0)