Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Amazonas registra redução de óbitos por vírus respiratórios em 2025

Relatório da FVS-RCP aponta avanços no controle da Síndrome Respiratória Aguda Grave

Amazonas registra redução de óbitos por vírus respiratórios em 2025
Amazonas registra redução de óbitos por vírus respiratórios em 2025 (Foto: Reprodução)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atualizou, nesta segunda-feira (21/04), o Relatório Epidemiológico de Vírus Respiratórios, destacando queda nos óbitos e avanços no monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.  

De 1º de janeiro a 19 de abril de 2025, foram notificados 1.116 casos de SRAG, sendo 377 associados a vírus respiratórios, um aumento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar da alta nos casos, o número de óbitos caiu 42,4%, com 19 mortes registradas este ano frente às 33 do ano anterior. Destas, 17 foram por Covid-19, 1 por rinovírus e 1 por parainfluenza.  Faixas etárias mais afetadas e vírus identificados  

Nas últimas três semanas, os grupos mais atingidos foram pessoas com 60 anos ou mais (29,4%), seguidos por menores de 1 ano (23,6%) e crianças de 1 a 4 anos (16,7%). Os vírus mais prevalentes em amostras analisadas pelo Lacen-AM incluíram rinovírus (47%), influenza A (25%) e influenza B (19,4%).  


Estratégias de controle e assistência  

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça que o atendimento inicial deve ocorrer em Unidades Básicas de Saúde, com hospitais disponíveis para casos mais graves. A rede estadual conta com 17 unidades de referência na capital, com equipes capacitadas para o tratamento de SRAGs.  

Programas como o Alta Oportuna, implantados em prontos-socorros infantis, contribuem para o controle da SRAG ao entregar medicamentos e orientações aos pais no momento da alta hospitalar, evitando novas internações e desafogando a rede de urgência.  


Medidas de prevenção  

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, recomenda medidas como higienização das mãos, etiqueta respiratória e uso de máscaras por pessoas sintomáticas e grupos de risco. A vacinação contra Covid-19 e Influenza está disponível e é essencial para prevenir complicações graves e reduzir transmissões.  

Essas estratégias mostram o compromisso das autoridades de saúde do Amazonas com a redução dos impactos das síndromes respiratórias na população.  



Comentários (0)