Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Operação Zona Segura prende 30 pessoas em Manaus; ação resultou em capturas por homicídio, latrocínio e tráfico de drogas

Foco da operação foi na zona sul da capital, com a prisão de envolvidos em crimes violentos e organização criminosa

Operação Zona Segura prende 30 pessoas em Manaus; ação resultou em capturas por homicídio, latrocínio e tráfico de drogas
Operação Zona Segura prende 30 pessoas em Manaus; ação resultou em capturas por homicídio, latrocínio e tráfico de drogas (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou a Operação Zona Segura, que resultou na prisão de 30 pessoas envolvidas em crimes como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e estelionato, entre outros. A operação foi iniciada no dia 7 de abril e finalizada nesta quarta-feira (16), com ações concentradas em bairros da zona sul de Manaus, incluindo Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos, Colônia Oliveira Machado, São Lázaro, Betânia, Crespo e o Distrito Industrial I. Essas áreas correspondem à atuação dos 2° e 7° Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou o sucesso da operação. "A operação Zona Segura foi coordenada pelo delegado Fábio Aly, com o apoio das demais unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar. Ela resultou em 30 prisões e 12 buscas e apreensões, além de várias diligências, com o foco na captura de foragidos e combate ao crime organizado", afirmou Torres.

O delegado Fábio Aly, titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Polinter), explicou que o objetivo principal da operação foi a captura de foragidos da Justiça na zona sul. "Foram capturados 12 assaltantes, 7 envolvidos com tráfico de drogas, algumas dessas pessoas com condenações altas, ligadas diretamente ao crime organizado", detalhou Aly. Ele também mencionou casos de crimes graves, como o latrocínio cometido por Danixon Cristo Nunes, que, em 2020, matou um homem com quem mantinha um relacionamento, subtraiu sua motocicleta e celular e estava foragido desde 2021. Outro caso abordado foi o de João Valério Mourão de Carvalho, condenado por latrocínio em 2009, após matar uma pessoa durante um roubo de celular.


Integração das forças de segurança


O chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo, destacou a integração entre as forças de segurança, ressaltando o trabalho conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar. "Na operação, conseguimos capturar nove indivíduos com mandados de prisão em aberto. A Polícia Militar tem colaborado intensamente, e este é um excelente exemplo de integração entre as forças de segurança", afirmou o coronel.

Ele também destacou os resultados positivos da PMAM na captura de foragidos. "Somente este ano, a PMAM já prendeu mais de 310 pessoas com mandados em aberto", complementou Azevedo.


Resultados e impacto na segurança pública


O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, também se manifestou sobre o impacto da operação. "O trabalho integrado da Polícia Civil, Polícia Militar e demais forças de segurança tem gerado resultados significativos. No primeiro trimestre deste ano, tivemos 975 prisões, e estamos finalizando abril com mais de 1.200 pessoas presas. Além disso, no mês de março, registramos uma redução de 51% nos crimes em Manaus, um número expressivo que reflete o excelente trabalho das nossas forças de segurança", destacou Almeida.

A Operação Zona Segura é parte de um esforço contínuo das autoridades para aumentar a segurança na capital amazonense, combater a criminalidade e promover justiça. Com a prisão de indivíduos envolvidos em diversos crimes, a operação contribui para a desarticulação de organizações criminosas que atuam na região, trazendo mais tranquilidade à população.

Comentários (0)