Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVA TV HIT

NATIVACAST

TRETAS BOVINAS

Prefeitura de Manaus participa de encontro de constituição da Comissão Intergestora de cultura

Como resultado da reunião será encaminhado a todos participantes uma proposta de carta de constituição da Comissão Intergestora para análise e posterior assinatura

Prefeitura de Manaus participa de encontro de constituição da Comissão Intergestora de cultura
(Foto: Divulgação)

Manaus sediou, nesta terça-feira, 12/11, um novo encontro interinstitucional de cultura com vista a adesão e constituição da Comissão Intergestora, uma articulação do Ministério da Cultura (MinC), com as seguintes instituições: Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Conselho Estadual de Cultura (Conec), Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), Fórum dos Secretários Municipais de Cultura, Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


Como resultado da reunião será encaminhado a todos participantes uma proposta de carta de constituição da Comissão Intergestora para análise e posterior assinatura.


O presidente do Concultura, Neilo Batista, relembrou a caminhada de construção das Políticas e Sistema Nacional de Cultura, que já resultou em políticas públicas com repercussão social, como a Lei Paulo Gustavo (LPG) e Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). 


“A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), na execução da LPG e Pnab-Manaus, tem levado para o setor cultural não só recursos financeiros, mas também tem ganhado a confiança das comunidades periféricas no poder público, que não existia até então, e que foi conquistada depois de realizarmos as buscas ativas e treinamentos de acesso aos editais”, relatou Batista.


O diretor de Cultura da Manauscult, Wallace Almeida, comentou sobre a importância da instalação dessa comissão gestora. “Temos a execução do Plano Municipal de Cultura, por exemplo, para que seja desenvolvida de forma mais cooperativa entre os entes federativos, que têm ações transversais e que podem contribuir para sua melhor realização”, disse.


O representante do MinC, Junior Afro, diretor do Sistema Nacional de Cultura e secretário-executivo do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), fez uma retrospectiva da reconstrução da política nacional de cultura. “O governo atual fez toda a política cultural, e temos a necessidade de se avançar na construção do Sistema Nacional de Cultura, e as Comissões Intergestoras são fundamentais para o avanço e potencialização da execução da política cultural pública”, afirmou.


Para coletar dos cidadãos metas e objetivos para o setor cultural, a diretora de Territórios e Governança do MinC, Desireé Tozi, veio coordenar uma oficina de oito horas, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13/11. No final deste ano, será produzido um documento compilado de tudo, inclusive com a participação da população "on-line" pelo portal Participa.com.br do governo federal.


Fonte: Assessoria 

Comentários (0)