Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVA TV HIT

NATIVACAST

TRETAS BOVINAS

Dia Mundial da Alimentação: Sepror entrega mais de 120 toneladas de produtos da agricultura familiar para instituições socioassistenciais

A ação faz parte do Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos

Dia Mundial da Alimentação: Sepror entrega mais de 120 toneladas de produtos da agricultura familiar para instituições socioassistenciais
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (16/10), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, a data que visa promover a conscientização sobre a fome e a segurança alimentar. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou mais de 120 toneladas de alimentos da agricultura familiar para instituições socioassistenciais de Manaus, de janeiro a setembro de 2024.

 

A ação faz parte do Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), do Governo do Amazonas, que realiza a coleta de alimentos que seriam descartados, mas que ainda possuem todos os seus valores nutricionais.

 

Os alimentos são coletados nas feiras da Manaus Moderna, feira da Banana, supermercados e fazendas parceiras situadas na capital amazonense.

 

De acordo do secretário da Sepror, Daniel Borges, o compromisso do Governo do Amazonas, é reduzir as perdas e desperdícios de alimentos, além de contribuir com a segurança alimentar e nutricional da população em vulnerabilidade social.

 

"Os alimentos coletados estão ótimos para o consumo, são produtos que bateram ou amassaram durante a logística, e as pessoas não compram devido a aparência, ao invés de serem descartadas, o Pcodepa realiza a coleta e doa para instituições socioassistenciais, para alimentar aquelas pessoas que mais precisam", ressalta Daniel.

 

Nesses nove meses, foram coletadas frutas, verduras e legumes (FVL), resultando em 120 toneladas de alimentos adquiridos, onde foram doados para 100 instituições sem fins lucrativos, beneficiando diretamente mais de 4 mil famílias cadastradas.

 

A ação segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e da Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.


Fonte: Assessoria

Comentários (0)