Roberto Cidade defende reordenamento, mais limpeza e segurança para impulsionar comércio no Centro
O candidato à Prefeitura de Manaus se reuniu com comerciantes na sede da CDL-Manaus
O resgate do Centro de Manaus foi um dos temas debatidos na reunião do candidato a prefeito Roberto Cidade (União Brasil) com empresários do comércio, nesta quarta-feira (25/09), em almoço promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL). O pacote de melhorias proposto por Cidade envolve reforço na segurança com Guardas Municipais, intensificação da limpeza, arborização e investimentos em infraestrutura, entre outras ações.
De acordo com o candidato, a ideia é melhorar a estrutura das regiões comerciais não apenas no Centro, mas também nos bairros mais afastados. Roberto Cidade destacou medidas que planeja implementar para incentivar o comércio, como um pacote de desburocratização de serviços municipais, com a unificação de processos para facilitar a vida dos empresários, estímulo à regularização das atividades econômicas e criação de um programa de financiamento em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
“O diálogo é uma das principais ferramentas para a solução dos problemas do Centro, porque envolve uma série de atores, não apenas a prefeitura. Mas para isso o prefeito tem que levantar da cadeira e conversar. Eu tenho a disposição para fazer, para resgatar a região central, porque aqui o comércio gera mais de 50 mil empregos, e hoje enfrenta uma situação de abandono que é prejudicial para toda a economia da capital. Tudo isso será feito com transparência, sem favorecimento de parentes”, disse.
Na área de infraestrutura, Roberto Cidade falou que vai fazer a reforma da Feira da Manaus Moderna e melhorar as condições gerais da região. Um dos pleitos dos comerciantes é a abertura de ruas que hoje são fechadas apenas para pedestres, como Guilherme Moreira, Doutor Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins.
Ao lado do candidato a vice, Coronel Menezes (Progressistas), Roberto Cidade também falou da importância de revitalizar o Centro transformando terrenos, prédios e outros espaços abandonados em habitações populares. Levantamento de sua equipe técnica de campanha identificou pelo menos 100 espaços considerados de interesse público e que podem ser adaptados para dar lugar a 4 mil moradias.
Roberto Cidade também falou da importância de reforçar a segurança e a limpeza no Centro. Apesar da região ser um cartão postal da capital amazonense, enfrenta uma grave crise na limpeza pública, conforme reclamação dos lojistas. Além da coleta ineficiente, os empresários criticam a ausência de uma ação mais efetiva da atual gestão da prefeitura para reciclagem e coleta seletiva.
“Nós vamos construir esse novo Centro junto com os empresários porque eles estão no dia-a-dia enfrentando as dificuldades e sabem o que pode melhorar. Vamos desburocratizar para que o comércio do Centro e dos bairros possa ter maior facilidade e também vamos intensificar a segurança com os Guardas Municipais armados, fazer a limpeza de forma mais intensificada e impulsionar cada vez mais a coleta seletiva no comércio”, disse.
Compuseram a mesa da reunião o presidente da CDL, Ralph Assayag; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Ezra Benzion; o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, André Caria; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Fabrício Santos; o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, Henrique Medina, e o presidente do Conselho Regional de Economia, Márcio Paixão.
Coligação "Manaus Merece Mais"
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil e do Progressistas, fazem parte da coligação o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Texto e fotos: Assessoria
Comentários (0)