Pirarucu gigante é capturado no Amazonas

Ele já era considerado o maior peixe da Amazônia. Mas, o exemplar capturado na ilha de Mameloca, no município de Japurá, a 787 quilômetros de Manaus, é simplesmente gigante. São 2,9 metros e 220 quilos de pura amazônidade, comprovando os superlativos da nossa região.
O peixe gigante foi transferido para a sede da Secretaria de Produção Rural do Amazonas( Sepror), em novembro de 2020, após ser capturado pelos pescadores. Agora, está armazenado em um frigorífero, sem as víceras, para futuramente passar pelo processo de taxonomia – descrição, identificação e classificação detalhada- antes de ser colocado em exposição.
O gigante foi capturado em uma área de manejo da espécie, onde moram cerca de 20 famílias de pescadores. Para transportar o peixe é necessário uma ação conjunta de força e estratégia com seis homens para poder carregá-lo. Só a cabeça do pirarucu tem 69 centímetros. A nadadeira peitoral tem 40 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A cauda tem 75 centímetros. A distância entre os olhos é de 20 cm e as escamas medem 12 centímetros.

É realmente uma prova da grandiosidade da Amazônia.

One thought on “Pirarucu gigante é capturado no Amazonas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: