Medicamento contra Alzheimer é aprovado nos EUA

O medicamento Aduhelm, indicado no tratamento do Mal de Alzheimer, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de fármacos e alimentos nos Estados Unidos(EUA). O novo remédio da farmacêutica Biogen será aplicado para corroer a placa de proteína que se acumula no cérebro e anula as células cerebrais, causando a perda de memória. Quase 6 milhões de americanos sofrem da doença e cerca de 1,5 milhões de pessoas daquele país são elegíveis para receber o tratamento, aplicado por meio de infusões mensais. A Biogen investiu mais de 2 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento do medicamento.

Apesar de ter sido aprovado pela FDA, em novembro, o remédio quase foi reprovado. Mas, a FDA considerou aprovar o medicamento via acelerada especial , permitindo uma probabilidade razoável para beneficiar o tratamento dos pacientes, mesmo ainda sem 100% de certeza da eficácia do medicamento. “A agência concluiu que os benefícios do Aduhelm para pacientes com doença de Alzheimer superaram os riscos da terapia”, disse Patrizia Cavazzoni, diretora do Centro de Avaliação de Medicamentos da FDA and Research, em comunicado.
Ainda será necessário novos testes para a aprovação definitiva. Mesmo levando anos para ser testado, o medicamento estará disponível para os pacientes. Já há um pedido para a liberação do Aduhelm também no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: