‘Operação Sucata’ retira carros abandonados das ruas de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou nesta sexta (28) a “Operação Sucata” em bairros da zona Oeste da cidade. A ação resultou na retirada de veículos abandonados em vias públicas que atrapalhavam a fluidez do trânsito.

As remoções ocorreram em atendimento a denúncias recebidas pelo IMMU. Na operação desta sexta, foram contemplados os bairros Compensa, Redenção, Lírio do Vale, entre outros.

O diretor de Operações do Instituto, Stanley Ventilari, destacou que as fiscalizações nas ruas seguem a determinação do prefeito David Almeida e explicou como a operação é organizada. “Primeiramente, a gente faz o levantamento das ‘sucatas’ que ficam nas vias obstruindo a passagem dos pedestres ou estacionados em local proibido. A retirada desses veículos tem por objetivo oferecer segurança e mais fluidez ao trânsito. Muitas vezes percebemos que estes veículos podem ser usados como esconderijo de assaltantes ou de entorpecentes. É uma questão de segurança viária e de segurança pública também”, frisou.

Além das remoções, o IMMU ainda fez um trabalho de orientação em oficinas situadas na zona Oeste da capital. Na avenida Compensa, bairro de mesmo nome, agentes de trânsito conversaram e distribuíram panfletos informativos sobre a importância das oficinas não deixar veículos estacionados na via pública.

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação dos cidadãos via telefone do Plantão do Trânsito, o 0800 092 1188. Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos.

Os veículos removidos são levados ao parqueamento da prefeitura no bairro Santa Etelvina, zona Norte. O proprietário interessado em retirar o veículo deverá pagar pendências com impostos e multas, além das despesas com a remoção.

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