Vulcões aterrorizam populações do Congo e da Islândia

Dois vulcões, um localizado na República do Congo, denominado de Nyiragongo  e o outro localizado na Islândia, batizado como Fagradalsfjall estão colocando pânico nos moradores das cidades localizadas em seus entornos.

Em erupção desde o dia 19 de março, o Fagradalsfjall voltou à atividade após passar por pequenos terremotos. Drones registraram a lava quente e brilhante, fluindo no interior da montanha em Geldingadalur, perto da capital Reykjavik. Ele está há mais de dois meses em atividade.

Já a população da cidade de Goma, na República Democrática do Congo teve que ser evacuada para proteger os 2 milhões de habitantes dos risco de uma nova erupção no vulcão Nyiragongo. O vulcão entrou em erupção no sábado(22) e atingiu 17 vilarejos, matando 15 pessoas.

A lava se estendeu a centenas de metros de Goma, bloqueando a estrada. Inspeções locais indicam a presença de magma sob a área urbana no lago Kivu, que pode causar erupções em terra. A erupção pode ocorrer sem sinal de alerta. A população foi transferida para a cidade de Sake, a 20 km a oeste de Goma. O Nyiragongo é considerado um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: