Operação “Apachetas” apreende 600 kgs de drogas

Deflagrada na manhã desta terça-feira(30) pela Polícia Federal, a operação Apachetas cumpriu 48 mandados judiciais, 26 de busca e apreensão e 22 de prisão. Realizada nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia a operação visa desarticular associações criminosas ligadas tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas.

Foram apreendidos, aproximadamente, 600 quilos de cocaína em laboratório de manipulação de drogas onde foram encontrados também , balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura e refino. Segundo as investigações da PF, a droga é proveniente do Peru e Colômbia.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão, deferidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão, foram cumprindo em Manaus – AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO e Pinheiro – MA por 160 servidores da Polícia Federal e 4 (quatro) investigadores da Policia Civil do Maranhão – PCMA, além de dois cães farejadores.

Apachetas é o nome dado ao monte de pedras que os povos indígenas dos Andes construíam para marcar e sinalizar o caminho no deserto e serviam como altares sagrados construídos para os deuses incas. Eram nessas apachetas que os viajantes escondiam a massa de coca, matéria-prima da cocaína.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: