Terremoto de 5.9 nas Guianas causa tremor em Manaus

Um terremoto de 5.9 na escala Richiter que atinge as Guianas causou abalos sísmicos em várias áreas de Manaus. Muitas pessoas sentiram o chão tremer após o simo que ocorreu por volta das 15h05 na cidade. O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 40 quilômetros da fronteira da Guiana com Roraima, teve epicentro a 465 quilômetros da capital Georgetown, a um profundidade de 9,7 km, relativamente rasa e com maior potencial de ser percebido pelos moradores da região. Em Manaus muitas pessoas chegaram a sentir o tremor em vários condomínios e reclamaram pelas redes sociais, pedindo informações sobre o ocorrido. Nas redes sociais, vários internautas postaram vídeos com objetos como móveis, lâmpadas e lustres balançando.

Em Boa Vista (RR) os moradores se assustaram com a intensidade do tremor, que foi percebido por diversas pessoas e durou cerca de 8 segundos. Segundo o técnico em telecomunicações, Jordão Mariano, que mora em Boa Vista, o tremor assustou.”Estava deitado na cama quando ela começou a tremer, perguntei a minha esposa ser ela tinha sentindo. mas ela não sentiu. Pensei que estava tonto ou algo do tipo. Sair fora do quarto perguntei ao meu padrasto ele disse que sentiu a cadeira mexer juntamente com a água em volta da cadeira. Fiquei assutado com esse tremor”, disse Jordão.

Já o músico e jornalista Denilson Novo, que atualmente mora em Boa Vista, disse que saiu correndo ao sentir o tremor de terra. ” A sensação é bem esquisita pois demoramos a entender do que se tratava. Sentimos que o chão e as paredes vibrarem forte e corremos para o quintal de casa. Foi então que percebemos não haver nenhum fator externo que justificasse o ocorrido a não ser um tremor de terra. Em seguida foi o comentário de vizinhos e amigos em diferentes pontos da cidade relatando o ocorrido. Inclusive, em Manaus”, disse Denilson.

A também jornalista Wilza Freire sentiu o tremor ao falar no telefone com uma parente. “Eu moro no oitavo andar do Plaza Del Rey, em Flores. Estava conversando com minha irmã ao telefone quando senti minha cadeira balançar e barulhos no guarda-roupa. Falei pra ela que o prédio estava balançando, mas depois do susto tudo parou e vi que poderia ter sido algo como um terremoto em outro país porque isto já aconteceu outras vezes”, disse Wilza.

Muitos moradores do condomínio Reserva Morada- que tem duas torres, cada uma com 18 andares-localizado no bairro do Aleixo, zona Sul de Manaus, evacuaram o prédio e se refugiaram na rua, com medo de acidentes.

Esta foi a segunda vez que a diretora de Marketing , Paula Vieira sente tremor sísmico em seu apartamento. Ela percebeu o tremor ao sentir os móveis balançarem. “E aí como eu eu senti da outra vez quando tremeu, eu já morava nesse apartamento, olhei as plantas da minha sala e elas estavam balançando. Eu saí gritando pelo apartamento chamando meu esposo. Nós saímos pegando o essencial e nosso bichinho de estimação e vimos que os nossos vizinhos também estavam saindo dos seus apartamentos. Muitos estavam descansando e viram os móveis balançar. A minha sogra que mora na outra torre também sentiu, interfonou para nós porque ela sentiu o apartamento dela balançar também. Depois, o grupo do condomínio começou a mandar mensagem falando sobre o tremor”, relatou.

O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) recebeu ligações pelo 193 dos seguintes locais: Living Confort (Dom Pedro), Smille (Cidade Nova),Topázio (Parque Dez),Tiago de Melo (Dom Pedro),Smille ( Ponta Negra), Edifício Napole (Parque Dez) e Prédio Tereza (Adrianópolis).

A equipe do Auto Bomba Tanque (ABT-29) foi deslocado para vistoria, mas não houve vítimas e nem danos materiais.


Veja vídeo gravado em Boa Vista(RR)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: