Grupo Gamma recebe mais de 300 lenços arrecadados durante campanha ‘Banco de Lenços’

O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) recebeu, nesta sexta-feira (6), 315 unidades de lenços. Os acessórios foram arrecadados durante a campanha “Banco de Lenços”, em alusão ao “Outubro Rosa”, realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Representantes da instituição e da rede de proteção à mulher do Amazonas participaram do evento.

A arrecadação durou todo o mês de outubro, fazendo parte da programação do “Outubro Rosa”. A campanha nacional alerta para a prevenção ao câncer de mama e colo de útero, discutindo a importância do diagnóstico precoce na saúde da mulher.

Caixas personalizadas para as doações ficaram instaladas em cinco unidades de atendimento à mulher, como os Serviços de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e na sede da Sejusc. Nesses espaços, a população pôde depositar o seu lenço e fazer parte da campanha. A Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, coordenada pela Sejusc, também doou uma quantidade de lenços costurados por vítimas com risco iminente de morte que vivem no local.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, afirmou que a iniciativa do “Banco de Lenços” reafirma o papel do órgão em promover políticas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Ana Barroncas, o balanço final da ação é positivo. “Apesar da gente ter arrecadado, em um mês, 315 unidades de lenços, que é um número inferior para a quantidade de mulheres que realmente precisam, já é um número considerável para o grupo Gamma, onde muitas mulheres serão ajudadas com os lenços. O balanço mais positivo é que unimos esforços, nas unidades, com as servidoras, familiares e cada lenço representa um gesto de amor”.

Mudança de vida

A representante do Gamma, Kaysa Marques, explica que o grupo trabalha especificamente com mulheres que lutam contra o câncer. Em média, o Gamma atende 170 mulheres, incluindo visitações a hospitais para doação de lenços e cosméticos. Ela agradeceu o apoio e reforçou a importância dos acessórios. “Vai ajudar muitas mulheres sim. As mulheres precisam. Existe quem não consegue se adaptar com a peruca, e o lenço entra numa parte muito importante elevando a autoestima da mulher. Sem dúvida a doação é de grande valor”.

*Com informações da Assessoria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: