Fórum Internacional pelo Youtube discutirá poluição dos rios da Amazônia

A destinação correta dos resíduos sólidos que poluem os rios da Amazônia será amplamente debatido nos dias 9 e 10 de setembro, durante o Fórum Internacional de Rios Limpos. O evento que contará com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros será realizado remotamente através do canal do Youtube da Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável da Amazônia( SDSN Amazônia). A live ocorrerá a partir das 9h30, horário Manaus. E os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nsSgWP9STwC-ob8mIDyiBg

Apoios

Com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), uma Agência Alemã de Cooperação Internacional, o fórum buscará soluções para diminuir os impactos que os resíduos sólidos causam aos nossos rios. Para isso será apresentado o relatório técnico do projeto Rios Limpos, baseado em estudos sobre a caracterização dos resíduos sólidos, o marco sócio-politico e levantamento de soluções nas cidades de Manaus (AM), Iquitos (Peru) e Letícia (Colômbia), que compõem a Bacia do Rio Amazonas.

De acordo com o Superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, o Fórum Internacional Rios Limpos envolve todos os países da Bacia Amazônica. “ Na medida em que trazemos a temática da conservação dos recursos hídricos, do saneamento, da despoluição dos igarapés e rios numa perspectiva regional. Teremos exemplos do Peru, Colômbia, Brasil e de vários projetos que estão desenvolvendo soluções práticas. A nossa expectativa é que isso possa dar visibilidade e, a partir dessa visibilidade, estimular o intercâmbio de soluções entre os países e entre as diferentes instituições que atuam na Bacia Amazônica como um todo”, explica o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana.

Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Produtividade do Governo do Amazonas da Colômbia, Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas (SINCHI), Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além da FAS vão participar do evento.

Entre outros assuntos abordados estarão a reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos, que contará com a participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Nova Recicla de Manaus, Amazonas Sin Límites (Letícia) e Ciudad Saludable (Iquitos).

Os negócios sociais e a forma moderna e sustentável de destinação dos resíduos sólidos, que as empresas estão realizando serão abordados no segundo dia de evento virtual.

Entre os participantes estarão representantes das iniciativas: Eu Reciclo, Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável (Reusa) e Grupo Ambiental Tierra Amazónica (GATIA), que fica no Peru. 

Painel de debates

O painel de debate dos governos de Manaus, Iquitos e Letícia irá encerrar o evento. Pelo Amazonas participa da roda de discussões o secretário da SEMA, Eduardo Taveira, o secretário da SEMULSP, Paulo Faria e representantes da Secretaria de Competitividade, Meio Ambiente e Turismo da Alcadía de Letícia e da Gerencia de Saneamento e Saúde Ambiental da Municipalidade Provincial de Maynas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: